terça-feira, 11 de maio de 2010

QUEM É O CULPADO?


No hebraico, quando se quer enfatizar algo, repete-se aquela expressão. Por exemplo, em Isaías 6, quando o profeta vê o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, ele descreve que serafins “...clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (v.3). No hebraico, essa exclamação repetida estava enfatizando a santidade do Senhor.
Jesus também costumava dizer: “Em verdade, em verdade vos digo...” (Jo.1:51; Jo.3:3, 5, 11; Jo.5:19, 24, 25; Jo.6:26, 32, 47, 53; Jo.8:34, 51, 58; Jo.10:1, 7; Jo.12:24; Jo.13:16, 20, 21, 38; Jo.14:12, 17; Jo.16:20, 23; Jo.21:18).
Com essa repetição, Ele estava reforçando que diria uma super verdade.
No livro de Gênesis, capítulo um, nós encontramos a descrição da criação de todas as coisas. E no decorrer de todo o capítulo, vemos a repetição dessa frase: “E viu Deus que era bom”.
À medida que Deus ia criando todas as coisas, logo em seguida a cada criação, repete-se a afirmação: “E viu Deus que era bom” (Gn.1:10, 12, 18, 21, 25). E o capítulo encerra, com o v.31 dizendo: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom...”

Então, acho que já percebemos que, quando Deus criou todas as coisas, era tudo muito bom mesmo.
Mas, sempre ouço perguntas do tipo: “Se Deus é bom, por que existe a fome, guerra, etc?”. Outros até usam isso como desculpa para dizerem não acreditar em Deus.
E aqui, eu sempre lembro do meu nordeste, onde os políticos dizem que é um lugar seco porque é a vontade de Deus, que não choveu porque São José não quis, etc. Que o pobre lavrador está passando fome, por falta de chuva...
Mas se você for nas terras deles (no mesmo sertão) vai encontrar tudo verdinho. Porque lá tem poço. Tem irrigação. Na Palestina e na Califórnia chove menos que no nordeste brasileiro, mas lá está tudo verdinho. Porque tem irrigação.
Mas é assim em todas as áreas: social, política, religiosa... os verdadeiros culpados estão sempre procurando culpar Deus.
Efésios 4:17-19 nos fala de homens que “...andam na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza” . São pessoas assim que prejudicam o seu próximo, e culpam Deus!

Conta-se que a filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no "Early Show" quando a apresentadora Jane Clayson lhe perguntou: “Como Deus permitiu que algo tão terrível assim acontecesse no dia 11 de setembro de 2001?”
E, Anne Graham deu uma resposta profunda e esclarecedora. Ela disse:

"Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós...
Por muitos anos nós temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolvesse mais conosco? À vista dos acontecimentos recentes, ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc.
Eu creio que tudo começou desde que Madalyn Murray O'Hair, uma ateísta, se queixou de que era impróprio fazer orações nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar o nosso próximo como a nós próprios. E nós concordamos.Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos corrigir nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima . E nós dissemos: "um perito nesse assunto deve saber o que está falando", e concordamos com ele. O filho do Dr. Spock depois cometeu suicídio.Depois alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares então decidiram que nenhum professor em suas escolas deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queriam publicidade negativa, e não queriam ser processados. (Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, corrigir, dar socos, humilhar e chutar, etc.) E nós concordamos com tudo.
Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la. Em seguida algum membro da mesa administrativa escolar muito sabido disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudessem se divertir à vontade, e que nem precisaríamos dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, "está bem".
Depois alguns dos nossos políticos mais importantes disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres. Concordando com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino. E nós também concordamos Depois uma outra pessoa levou isto a um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, "está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso".
A indústria de entretenimento então disse: "Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, drogas, assassínio, suicídio e temas satânicos." E nós dissemos: "Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!".
Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios... Provavelmente, se nós analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender que nós estamos colhendo exatamente aquilo que temos semeado
!"

Sabe, concordo com Anne Graham. Todas as misérias do mundo não são culpas de Seu Criador, que tudo fez muito bom.
E não podemos esquecer a lei da semeadura e da colheita. Gálatas 6:7 diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”

Só nos restar pedir que o Senhor perdoe, e que tenha de nós misericórdia.

DEUS TENHA MISERICÓRDIA...

... das meninas e dos meninos nas feiras e nas calçadas abandonados.

... dos que estão encarcerados, inocentes ou culpados, discriminados.

... dos que estão desempregados, dos doentes, dos loucos e dos rejeitados.













Deus tenha misericórdia dos que matam pra viver ... dos que roubam pra comer.


... dos que abusam do poder.









... dos que matam por prazer.










Deus tenha misericórdia...
...dos que roubam as crianças pra venderem os seus órgãos na madrugada.

... dos que em rituais macabros imolam sem piedade seres humanos.











... das mulheres e dos homens que vendem os seus corpos (e dos bastardos).


... das crianças que trabalham nas pedreiras e carvoeiras para que outros enriqueçam.

... dos que nascem abortados, e dos que pela fome alheia vivem bem alimentados.


Deus tenha misericórdia...
... dos que estão aprisionados na bebida e nas drogas, e dos solitários.












... dos ateus e dos racistas, dos países em conflitos e esfacelados.













... dos que são escravizados nos empregos nas fazendas, acorrentados.








... dos que vivem favelados, dos mendigos e dos velhos em asilos e albergues.









... dos que negam um pão duro, e dos que sem alternativa sobrevivem do monturo.











Deus tenha misericórdia...

... dos que abusam das crianças, violentando suas almas desprotegidas.










... das florestas e dos bichos do planeta enfumaçado e espoliado.











... dos apátridas, dos índios, e de tudo mais que sofre no universo.
Deus tenha misericórdia,
pra que a vida valha mais...
Valha mais do que dinheiro...
Valha mais do que poder.
Deus tenha misericórdia!
Venha, pois nos socorrer!
Pra que a vida valha mais,
seja melhor do que morrer... Misericórdia!!!
(Nota: Esse texto final é uma canção chamada Oração pelo Povo, de autoria de Atilano Muradas)
Deus o(a) abençoe!
Arleilson Albino

0 comentários:

Postar um comentário

Livros Sugeridos

  • A arte expositiva de João Calvino (Steven Lawson, Ed. Fiel) A Cruz e o Ministério Cristão (D. A. Carson, Ed. Cultura Cristã) A Evangelização e a Soberania de Deus (J. I. Packer, Cultura Cristã) A genuína experiência espiritual (Jonathan Edwards, Ed. PES) A glória de Cristo (John Owen, PES) A Glória de Cristo (R. C. Sproul, Cultura Cristã) A Guerra pela Verdade (John MacArthur, Fiel) A história das doutrinas cristãs (Louis Berkhof, PES) A Lei da Perfeita Liberdade (Michael Horton, Cultura Cristã) A paixão de Cristo (John Piper, Cultura Cristã) A paixão de Deus por sua glória (John Piper, Cultura Cristã) A redescoberta da santidade (J. I. Packer, Cultura Cristã) A Santidade de Deus (R. C. Sproul, Cultura Cristã) A tentação / A mortificação do pecado (John Owen, PES) A verdade para todos os tempos (Calvino, PES) Adoração Reformada (Terry L. Johnson, Ed. Puritanos) Amado Timóteo (Thomas K. Ascol, Fiel) Apologética Cristã no Séc. XXI (Alister McGrath, Ed. Vida) As Doutrinas da Maravilhosa Graça (Michael Horton, Cultura Cristã) As firmes resoluções de Jonathan Edwards (Steven Lawson, Fiel) Avivamento (D. M. Lloyd-Jones, PES) Calvino 500 anos (Hermisten M.P. Costa, Cultura Cristã) Cartas de João Calvino (Cultura Cristã) Chaves para o crescimento espiritual (John McArthur, Fiel) Com vergonha do evangelho (John McArthur, Fiel) Como viver e agradar a Deus (R.C. Sproul, Cultura Cristã) Confissões de um ministro de louvor (Dan Lucarini, Fiel) Coração de Pastor (John Sittema, Puritanos) Criados à Imagem de Deus (Anthony Hoekema, Cultura Cristã) Cristianismo Autêntico (vol. I, II, III, IV, V e VI) – (M. Lloyd-Jones, PES) Cristianismo sem Cristo (Michael Horton, Cultura Cristã) Cristo dos Pactos (O. Palmer Robertson, Cultura Cristã) Cristo e a Cruz (Alderi de S. Matos e Hermisten M.P. Costa, Cultura Cristã) Davi, um homem segundo o coração de Deus (Charles Swindoll, Ed. Mundo Cristão) Descobrindo a vontade de Deus (S. Ferguson, PES) Deus é o Evangelho (John Piper, Fiel) Deus é Soberano (A. W. Pink, PES) Do Shabbat para o Dia do Senhor (D. A. Carson, Cultura Cristã) Elias, um homem de heroísmo e humildade (Charles Swindoll, Mundo Cristão) Ensinando para Transformar Vidas (H. Hendricks, Ed. Betânia) Entre os Gigantes de Deus (J. I. Packer, Fiel) Ester, uma mulher de sensibilidade e coragem (Charles Swindoll, Mundo Cristão) Estudos no sermão do monte (D. M. Lloyd-Jones e J.C. Ryle, Fiel) Firmes, um chamado à perseverança dos santos (John Piper e Justin Taylor, Fiel) Fome por Deus (John Piper, Cultura Cristã) Jesus, o maior de todos (Charles Swindoll, Mundo Cristão) Jó, um homem de tolerância heróica (Charles Swindoll, Mundo Cristão) José, um homem íntegro e indulgente (Charles Swindoll, Mundo Cristão) Lições aos meus alunos (vol. I, II e III) – (Charles H. Spurgeon, PES) Mantendo a Igreja Pura (Augustus Nicodemus, Cultura Cristã) Moisés, um homem dedicado e generoso (Charles Swindoll, Mundo Cristão) Nossa suficiência em Cristo (John McArthur, Fiel) O conquistador de almas (Charles H. Spurgeon, PES) O evangelho segundo Jesus (John McArthur, Fiel) O Futuro do Calvinismo (Leandro A. Lima, Cultura Cristã) O Ministério do Espírito Santo (R. C. Sproul, Cultura Cristã) O Ministério Pastoral (John Armstrong, Cultura Cristã) O Pastor Aprovado (Richard Baxter, PES) O Pastor Mestre (Peter White, Cultura Cristã) O que é teologia reformada (R. C. Sproul, Cultura Cristã) O que é uma Igreja Saudável (Mark Dever, Fiel) O que estão fazendo com a Igreja (Augustus Nicodemus, Mundo Cristão) O sofrimento e a soberania de Deus (John Piper, Cultura Cristã) O Spurgeon que foi esquecido (I. H. Murray, PES) Origens Intelectuais da Reforma (Alister McGrath, Cultura Cristã) Os Milagres de Jesus (vol. I e II) (C. H. Spurgeon, Shedd) Os puritanos, suas origens e seus sucessores (M. Lloyd-Jones, PES) Ouro de tolo? (John McArthur, Fiel) Paixão pela Verdade (Alister McGrath, Shedd) Paulo, um homem de coragem e graça (Charles Swindoll, Mundo Cristão) Plena satisfação em Deus (John Piper, Fiel) Por quem Cristo morreu? (J. Owen, PES) Princípios Bíblicos de Adoração Cristã (Hermisten M.P. Costa, Cultura Cristã) Provai e vede (John Piper, Fiel) Quando eu não desejo Deus (John Piper, Cultura Cristã) Quem Foram os Puritanos (Erroll Hulse, PES) Raízes da teologia contemporânea (Hermisten M. P. Costa, Cultura Cristã) Razão da Esperança (Leandro Lima, Cultura Cristã) Reforma hoje (Michael Horton e outros, Cultura Cristã) Religião de Poder (Boice, Sproul, Packer, McGrath, Horton, Cultura Cristã) Salmo 119, o alfabeto de Deus (C. H. Spurgeon, Fiel) Salvos pela Graça (Anthony Hoekema, Cultura Cristã) Santos no Mundo (Leland Riken, Fiel) Sexo e a supremacia de Cristo (John Piper e Justin Taylor, Cultura Cristã) Spurgeon, uma nova biografia (Arnold Dallimore, PES) Um ministério ideal (vol. I e II) – (C. H. Spurgeon, PES) Uma vida voltada para Deus (John Piper, Fiel) Verdades que Transformam (James Kenned, Fiel) Vivendo para a glória de Deus (Joel Beeke, Fiel)